Sistematizar, debater e criar as linhas orientadoras para a inovação na fileira dos cereais praganosos, oleaginosas e proteaginosas; transferir e valorizar a informação; capacitar o setor; e articular os resultados com os responsáveis pela gestão das políticas públicas.
CEREALTECH AÇÕES 2019-2021
PDR2020-2024-049927
2019-2021
Conceção e produção da Agenda de Inovação e Investigação
Conceção, produção e atualização da Agenda de Inovação e Investigação da fileira dos cereais praganosos, oleaginosas e proteaginosas em resultado de uma consulta alargada aos vários intervenientes da fileira e a outros Centros de Competências do setor agrícola nacional.
Seleção e recolha de informação científica
Seleção e recolha de projetos de investigação, artigos científicos e estudos com maior relevância e impacto nos setores envolvidos na fileira dos cereais praganosos, oleaginosas e proteaginosas.
Organização de Dias de Campo
Organização e dinamização de “Dia do Agricultor” e “Dia da Lista de Variedades Recomentadas” para divulgação de conhecimento; capacitação; partilha e debate de estratégias e desafios; e promoção da investigação e inovação através da aproximação dos vários agentes da fileira (investigação, produção, transformação e outros agentes)
Debate, análise e valorização da Agenda de Inovação
Organização de Grupos Focais para 1) apresentação de uma primeira versão da Agenda de Inovação, com partilha e validação das principais linhas estratégicas; e 2) definição de metas para a execução da Agenda e desenvolvimento de sinergias com outros Centros de Competências e respetivas Agendas de Inovação.
Consolidação e divulgação de informação técnica e científica
Desenvolvimento de conteúdos e mecanismos para disseminação da informação de forma alargada, nomeadamente através da produção brochura, vídeo e de uma página web para integração de toda a informação relativa ao CEREALTECH (Agenda de Inovação, ações do projeto e respetivos resultados).
Participação em feiras nacionais do setor agrícola
Participação na Feira Nacional de Agricultura e Agroglobal para 1) reforço da divulgação de informação respeitante à Agenda de Inovação e a projetos de investigação com interesse para a fileira; e 2) networking e partilha de conhecimento.