Dia do Agricultor 2021

Data: 12 de maio de 2021
Local: Instalações do INIAV em Elvas

Num formato diferente, ainda sofrendo as limitações impostas pela pandemia, INIAV e ANPOC reuniram Investigação, Produção, Indústria e Distribuição para mostrar o que de melhor se faz em Portugal, quer ao nível da inovação, quer ao nível da valorização da produção portuguesa.

O evento, todo ele passado ao ar livre nas instalações do INIAV em Elvas, dividiu-se em quatro mostras, cada uma representando uma cadeia de valor:
1. Olival e Azeite, com demonstração de modelos de valorização de variedades portuguesas de oliveira para azeite e azeitona de mesa e que incluiu uma prova de azeitonas e azeites, acompanhada por pão Cereais do Alentejo da Gleba.
2. Pastagens e Forragens, com a demonstração de seleção de espécies para integrar os sistemas de pastagens biodiversas.
3. Cereais praganosos, com demonstração de equipamentos digitais de fenotipagem e importância destes para os trabalhos de adaptação a alterações climáticas e ainda os ensaios para as Listas de Variedades Recomendadas. E
4. Leguminosas-grão, com apresentação do trabalho que tem sido desenvolvido com o grão-de-bico e que incluiu uma muito participada prova para avaliação sensorial de diferentes variedades de grão-de-bico.

Ainda no âmbito da cadeia de valor das Leguminosas-grão, foi também apresentado, por Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente, o novo projeto de fileira para o grão-de-bico que prevê colocar nas prateleiras dos supermercados produtos exclusivos de grão-de-bico nacional já no próximo ano.
O final das mostras foi ainda marcado pela distribuição da Agenda de Inovação CEREALTECH.