
Data: 20 de maio de 2025
Local: Elvas
Teve lugar no dia 20 de maio, em Elvas, mais um Dia do Agricultor.
O Dia do Agricultor 2025 quis sublinhar o papel crucial da inovação e do melhoramento genético para o desenvolvimento de variedades mais resistentes às condições adversas de clima, mais produtivas e alinhadas com as exigências industriais.
Fazendo uma inversão do programa habitual, o dia arrancou com uma visita à Herdade da Comenda. Aí, os participantes puderam percorrer um circuito de ateliers diversificado que cobriu temáticas relacionadas com a produção e monitorização de forragens recorrendo a ferramentas de Agricultura de Precisão; a produção de pastagens (qualidade e balanço carbónico); a multiplicação de sementes de variedades de cereais; e a ensaios com proteaginosas.
De regresso à Estação de Melhoramento de Plantas, os participantes reuniram-se no anfiteatro para uma mesa-redonda intitulada “Da Diversidade Genética à Segurança do Consumidor” que evidenciou o papel do melhoramento genético como resposta aos desafios do setor agrícola. Esta mesa-redonda, moderada por Astride Sousa Monteiro da ANPOC, teve como intervenientes Benvindo Maçãs, anfitrião e Diretor da Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos Genéticos do INIAV; Mónica Sobreiro, da MC Sonae e elo de ligação entre o setor primário e o Clube de Produtores Continente; Jorge Moutinho, Administrador Executivo da Maltibérica; e João Madeira, um dos responsáveis do Centro de Competências do Pastoreio Extensivo.
O evento terminou com o já tradicional almoço de cozido de grão servido com carnes da Carnalentejana e da AC de Bovinos Mertolengos e acompanhado de cervejas da SCC e da Superbock.